terça-feira, 27 de outubro de 2009

Comentários sobre o ConAd

Estou psotanto para que possamos expressar nossas opiniões sobre a proposta do ConAd.
Segue o link para Download da proposta.

http://www.4shared.com/file/144082644/4e6e605f/ConAd.html

7 comentários:

  1. Eu li a proposta e achei muito interessante para nós e para o campus.
    Pelo que foi exposto na proposta, podemos ter todos os representantes
    TAs escolhidos entre os seus pares por setor (compras, almox, info) e
    isso é muito bom para nós e para o campus em geral.

    PArece ser um canal válido para administrar o campus de uma maneira mais
    objetiva.

    O medo de alguns de que possa ser instrumento político, creio que é
    pouco possível se os TAs escolhidos entre seus pares mantiverem
    consciência de suas posições e responsábilidades.

    att

    Laerte

    ResponderExcluir
  2. Lendo a proposta, vejo que do inciso II ao X, não se faz menção a que esses representantes seriam eleitos, apenas nos incisos de XI a XIV. Como o larte disse, se elegessemos todos os representantes, seria uma ótima maneira de se deliberar sobre as decisões do campus, porém da maneira como está escrito, apenas dois representantes TA's seriam eleitos, a menos que eu tenho compreendido errado.

    att.

    Amauri

    ResponderExcluir
  3. Como o colocado pelo Laerte, o ponto obscuro é que do item I ao Item X não fica definido como será escolhido esse representante, não está expresso que deveriam ser representantes eleitos pelos seus pares, além disso, muitos destes representantes tem como chefe imediato o Diretor Administrativo que dá uma ascendência muito grande sob os membros. Às vezes fica difícil votar contra o próprio chefe.
    Ofir

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a proposta de regimento muito enxuta e em desacordo com o próprio regimento da UFSCar (70% docentes e 30% TA's e Discentes). As atribuições também não estão claras, então fica difícil aprovar um regimento que não detalha exatamente quais decisões podem ser tomadas.
    Além do mais, qualquer regimento desse tipo deve ser construído pela comunidade e só depois ser posto para avaliação do ConCam.
    Acredito que não seja aprovado do modo como está redigido...
    Jakeline

    ResponderExcluir
  5. Nós bibliotecárias concordamos com a opinião da Jakeline de que a proposta está incompleta.
    No Art.1 parágarafo 1 redação confusa.
    Artigo 2 "Das competências" qual será o órgão de controle do ConAd? A quem ele está subordinado?
    Além disso observamos que no item VI do artigo 2 "redistribuição, remoção, alocação..." não são resultados de convênios ou acordos e sim são regulamentados pelo RJU.
    Não há menção sobre conhecimento de avaliação de estágio probatório.

    ResponderExcluir
  6. Acho justo um Conselho Administrativo formado pela maioria de TAs, mas acho que todos os setores devem ser escolhidos por seus pares e não apenas os que convém ao presidente do Conselho (quem quer que seja ele).
    Acho que na prática, quem administra o campus são os técnicos e, por isso, eles devem sim ser a maioria do conselho e acho que nem todos os órgãos da instituição devem ser representados pela proporção 70/30.
    No entanto, acredito que alguns pontos ainda estão obscuros e devem ser revistos. A proposta deveria ter sido feita por um grupo de pessoas e não apenas por um só.
    Sou a favor de pedir que a proposta seja refeita e só depois de analisada por um grupo de pessoas passar novamente pelo ConCam.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que a proposta de criação do ConAd-S foi retirada da pauta. Essa discussão integra a estrutura organizacional do Campus, ou seja, o regimento do campus, onde serão estabelecidos os órgãos deliberativos, consultivos e executivos. O mérito da proposta é válido, mas concordo que há vários pontos que merecem ser mais estudados.

    Abraços! Ah, estou amando esse blog!

    ResponderExcluir